Abscesso aural em Tigre D’água (Trachemys scripta scripta): Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n02a1337Palavras-chave:
Animais silvestres, cágado, manejoResumo
O abscesso aural ocorre frequentemente em quelônios e se caracteriza por acúmulo de detritos caseosos na região de orelha média. Os sinais são aumento de volume da orelha média que pode ser uni ou bilateral, assimetria da cabeça, secreção na saída dorso lateral da faringe e alguns pontos da trompa de Eustáquio. O diagnóstico é feito basicamente pelos sinais clínicos e exame radiográfico. O tratamento instituído é clínico e cirúrgico. O presente relato descreve o caso de um tigre d’água (Trachemys scripta scripta), de seis anos de idade, apresentando aumento de volume em região de orelha direita, e redução gradativa de apetite e atividade. Após todo o protocolo terapêutico instituído, o animal respondeu ao tratamento e teve alta após 10 dias. Este relato de caso tem como objetivo mostrar o sucesso do tratamento clínico e cirúrgico do abcesso aural em um tigre d’água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Dickel de Andrade, Amanda Buchholz, Raphael de Oliveira Mendonça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.