Tratamento homeopático para ansiedade de separação Pós-Covid-19 em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n01a1330Palavras-chave:
Ansiedade de separação, cão, homeopatia, Cicuta virosa, Arsenicum album, Mercurius solubilisResumo
A Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães tem sido um dos distúrbios mais recorrentes pós-pandemia do Covid 19, apresentando como sinais clínicos comportamento destrutivos, vocalização excessiva, urinar e defecar em locais inadequados, vômitos, ansiedade, frustração, pânico, medo, tédio, agressividade. O tratamento normalmente inclui enriquecimento ambiental, treinamento, medicação alopática com antidepressivos, ansiolíticos e tratamentos integrativos como o Plactiplantibacillus plantarum PS128, o fitoterápico Ashwagandha, homeopatia e acupuntura. Apresentamos o relato de um caso clínico de um cão macho, fox paulistinha que apresentou ansiedade de separação após retorno dos tutores às atividades pós isolamento causado pela pandemia de covid-19. O cão também apresentava convulsões a cada 3-4 meses e doença periodontal grau 3-4. Após repertorização instituiu-se tratamento Arsenicum album 30 CH SID por 30 dias para a ansiedade de separação; para a doença periodontal Mercurius solubilis 6CH TID, por 30 dias, e para as crises convulsivas Cicuta virosa 200 CH uma vez por semana, até novas orientações. Após retorno de 30, 60, 90 e 120 dias observou-se melhora importante no comportamento de ansiedade, como também espaçamento das crises convulsivas. Os medicamentos homeopáticos instituídos neste caso clínico demonstraram efetividade para o tratamento dos distúrbios comportamentais, bem como dos sinais físicos presentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sergio Andena, Danielle Jaqueta Barberini, Lucile da Silva Lins Baía
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.