Leiomioma de coto uterino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v17n01a1326Palavras-chave:
Castração, tumor, úteroResumo
O leiomioma é um tumor de crescimento lento, não metastático pode acometer qualquer estrutura do corpo do animal que possua musculatura lisa, sendo diagnosticado com maior frequência no trato genital de cadelas de meia-idade a idosas e não castradas. Em casos dessa neoplasia em útero, raramente a doença está relacionada a algum sinal clínico, muitas vezes é diagnosticada incidentalmente; porém sinais decorrentes de compressão de vísceras, aumento de volume abdominal, secreção vaginal e piometra podem estar presentes. Os exames de raio-x e ultrassom são importantes para identificar localização e origem da massa; porém, o diagnóstico é confirmado somente através do exame histopatológico. No presente relato, foi atendida uma cadela sem raça definida, castrada, 14 anos de idade com aumento abdominal e dificuldade para urinar. Ao realizar o exame de ultrassom e raio-x foi observada a presença de uma massa caudal à bexiga em torno de 6 cm. O animal foi encaminhado para cirurgia para a exérese do nódulo e encaminhamento da estrutura para o histopatológico, este confirmou o leiomioma. O pós-operatório foi feito com administração de anti-inflamatório e antimicrobiano, a evolução do tratamento foi favorável e o animal se recuperou bem. Dessa forma, conhecendo esse tipo de tumor e suas ocorrências é notório que este caso é incomum e que seus achados podem contribuir em conhecimento para um diagnóstico mais assertivo dessa patologia em outras cadelas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juan Debs Martins Rosa, Kayla Gabriella Satin de Lima Antunes, Bárbara Cristina Amorim Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.