Zoneamento bioclimático para produção de bovinos de leite na região sudeste da Amazônia Legal

Autores

  • Monique Valéria Carvalhal Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida
  • Kalebe Lima Guimarães Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), Redenção-Pará, Brasil.
  • Patricia Luyze da Costa Sarmento Instituto da Saúde e Produção Animal – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém-Pará, Brasil.
  • Maria Cristina Manno Instituto da Saúde e Produção Animal – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém-Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a709.1-10

Palavras-chave:

Bem-estar animal, conforto térmico, índice de temperatura e umidade

Resumo

O objetivo desse trabalho foi realizar o zoneamento bioclimático da região do Sudeste do Pará visando à produção de vacas leiteiras. Para a realização do zoneamento bioclimático foram coletados dados dos anos de 1992 a 2017, das estações meteorológicas convencionais de responsabilidade do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que compreendem a região Sudeste do Pará. Com os dados observados neste estudo é possível afirmar que as condições climáticas da região estudada não são ideais para a produção de animais das raças Jersey, Holandês e Girolando, apresentando temperatura e umidade relativa do ar constantemente elevadas e com o índice de temperatura e umidade (ITU) acima de 78. Dessa forma, reforçamos a necessidade da utilização de modificações ambientais nas propriedades produtivas da região. Incentivamos ainda iniciativas que visem conhecer as estratégias adaptativas dos bovinos leiteiros em condição de estresse térmico.

Downloads

Publicado

10-11-2020

Edição

Seção

Bem-estar e comportamento animal

Como Citar

Zoneamento bioclimático para produção de bovinos de leite na região sudeste da Amazônia Legal. (2020). Pubvet, 14(12). https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a709.1-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)