Mastite bovina e as suas consequências na saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n10a1233.1-10Palavras-chave:
Bactéria, infecção, glândula, inflamaçãoResumo
A mastite bovina é caracterizada por uma infecção do parênquima mamário que acomete grande parte dos rebanhos leiteiros, sendo que a maior incidência dos casos é de etiologia bacteriana, mas pode vir a ocorrer também por infecção fúngica. Pode se diferenciar quanto à presença visível dos sintomas ou quanto a necessidade de realização de exames complementares para confirmar a doença. Com testes como a CCS (Contagem das Células Somáticas) é possível fazer uma análise sobre a saúde da glândula mamária, uma vez que esse exame é um indicativo do grau de inflamação. Além do mais, tal enfermidade acaba por influenciar negativamente a indústria leiteira, que precisa lidar com os prejuízos e com as medidas de controle, uma vez que reduz a qualidade e a produção do leite. O objetivo deste trabalho é explanar sobre a origem e as causas da mastite bovina, e os seus impactos na saúde pública, avaliando os patógenos, os sintomas, a questão da doença com a saúde pública e os protocolos de prevenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Beatriz Franco, Ana Cássia Mourão, Flávia Máximo Gouveia, Thais Miranda Silva Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.