Subproduto do abacaxi (Ananas comosus L) como alternativa de volumoso para alimentação de ruminantes
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n10a1232.1-7Palavras-chave:
Alimentação, confinamento, ensilagemResumo
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de abacaxi, com mais de 1.637.126 mil toneladas do fruto produzido na safra do ano de 2020. O Estado do Pará lidera o ranking nacional como o estado que mais produz o abacaxi (Ananas comosus L) com uma média anual de 357.021 milhões de frutas em 2020. O objetivo desse trabalho foi avaliar alternativas de alimentação de volumoso (rico em fibras) para ruminantes, especialmente, bovinos pelo uso dos coprodutos do cultivo do abacaxi no final de cada safra, podendo ser na estação seca e/ou na chuvosa do ano. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão de literatura sistemática de artigos científicos que enxergam os coprodutos da cultura de abacaxi, como uma fonte alternativa de volumoso para ruminantes em regiões produtoras desta frutífera. O uso dos coprodutos do abacaxi in natura ou em forma de silagem pode ser uma fonte alternativa de volumoso para ruminantes. O custo benefício pode ser uma boa alternativa alimentar para os animais confinados. A degradabilidade ruminal da silagem do abacaxi tem boa conversão alimentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dejane Borges de Sousa, Mariza Almeida Sousa Mendonça, Leopoldo Oliveira de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.