Exérese de tumor cutâneo em cão portador de hamartoma fibroanexial: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n10a1234.1-5Palavras-chave:
Neoplasia, tecido epitelial, reações hiperplásicasResumo
A pele é o maior órgão do corpo e tem como função barreira entre o meio externo e interno. Cerca de 30% das afecções que ocorrem nos pequenos animais são da pele, temos o hamartoma fibroanexial considerado uma neoplasia benigna, caracterizado pelo crescimento excessivo de células e sua composição é exclusivamente formada de estruturas normais dos tecidos, desviadas de sua morfologia natural. São lesões visíveis e comuns no epitélio canino, se apresentando como nódulos solitários, firmes e delimitados, mas a etiologia dessas lesões ainda é um pouco incerta. O relato de caso de uma fêmea com onze anos de idade, da raça Labrador, onde a tutora percebeu um nódulo com crescimento rápido na região costal inferior. O tratamento preconizado foi remoção cirúrgica com margem de segurança e a amostra retirada foi acondicionada e enviada ao laboratório para realização de biópsia e posterior confirmação do diagnóstico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patrícia Bárbara Jakoski, Sabrina da Silva Botelho, Marcos Magalhães de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.