Análise de variáveis hematológicas e bioquímicas em cães de busca e resgate
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n10a1238.1-7Palavras-chave:
Resgate, cães farejadores, fisiologia do exercícioResumo
Resumo. O exercício pode induzir a uma série de mudanças fisiológicas e laboratoriais a depender de alguns fatores como tipo de exercício, intensidade, frequência e nível de treinamento do cão. O presente estudo teve como objeto avaliar alterações no hemograma, leucograma e parâmetros bioquímicos antes e depois de cada busca realizada pelos animais. Foram coletadas amostras antes de iniciar a primeira busca (T0), logo após a primeira busca (T1), depois do período de descanso para almoço antes de iniciar a segunda busca (T2) e logo após a segunda busca (T3). O estudo se baseou em verificar alterações entre esses intervalos, para avaliar também, possíveis lesões musculares decorrentes dos esforços realizados durante o exercício, com a hipótese de alterações no hemograma por contração esplênica e trocas gasosas, buscou-se verificar alterações. Foram estudados seis cães sendo quatro da raça Bloodhound, um Pastor Belga macho e um Labrador Retriever fêmea que foram submetidos a trabalho de busca. Sinais clínicos de exaustão ou intolerância ao exercício não foram observados nos cães durante o estudo. Ao decorrer dos estudos, não foram identificadas alterações que fogem do padrão fisiológico de normalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marina Meles Ferreira, Guilherme Barbosa da Costa, Amanda Garcia Pereira, Suellen Rodrigues Maia, Vanessa Yurika Murakami, Tiago Machado Carneiro Lucera, Alef Winter Oliveira Alvarenga, Sabrina Manzoli, Jorge Luis Soares, Ana Beatriz Micarelli Albernaz, Daniel Paulino Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.