Tempo requerido para bactérias ruminais se adaptarem a alterações na dieta de bovinos confinados: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1201.1-16Palavras-chave:
Adaptação, bovino, confinamento, rúmenResumo
O sistema de produção de animais confinados é uma excelente estratégia para períodos de escassez alimentar e falta de espaço. Em confinamentos, são utilizadas dietas extremamente concentradas e com altos níveis de carboidrato de rápida digestão. Essa revisão foi realizada com objetivo de abordar o efeito das dietas de confinamento sobre a população bacteriana ruminal de bovinos confinados. Bactérias ruminais respondem rapidamente às alterações dietéticas, tendo em vista que se reproduzem em intervalos menores que 60 minutos. O tempo de colonização das bactérias ruminais indica a velocidade que os microrganismos aderem e penetram no alimento. Os microrganismos ruminais podem associar-se ou aderir-se às partículas dos alimentos em diferentes tempos. O tamanho de partícula dos alimentos é um dos fatores importantes para a degradação, visto que determina a superfície de ataque para os microrganismos e influencia diretamente no tempo de colonização do alimento. Existe uma relação linear entre o tamanho corporal dos animais e a taxa de ruminação, evidenciando que está relacionada ao tamanho do rúmen ou do trato digestivo com o peso corporal dos animais. Protocolos de adaptação de restrição e de escada são os mais utilizados pelos nutricionistas de bovinos de corte confinados. A inclusão de aditivos e probióticos é uma estratégia válida para melhorar o aproveitamento, desde que seja usada em níveis adequados. Para minimizar os efeitos negativos das alterações nas dietas é necessário adaptar de forma gradativa a microbiota ruminal, seja pelos protocolos de adaptação por escada ou por restrição. Ambos os protocolos normalmente melhoram a saúde e maximizam o desempenho dos animais com 14 dias de adaptação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ramon Soares da Silva, Renata Pereira da Silva-Marques, Monique Valéria de Lima Carvalhal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.