Mielolipoma esplênico em canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1224.1-5Palavras-chave:
Esplenectomia, ultrassonografia, exame histopatológico, benignaResumo
Mielolipomas são neoplasias relativamente raras e normalmente tem relação com as glândulas adrenais, podendo também se desenvolver em outros órgãos. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de um canino, macho, SRD, 15 anos, 7,4 kg, não castrado, atendido no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo com queixa de intensa algia abdominal e vômito. A ultrassonografia abdominal evidenciou o rim direito com formato anatômico alterado e presença de estrutura ovalada, heterogênea, localizada em corpo esplênico. O paciente foi encaminhado para procedimento cirúrgico para drenagem de cisto renal com retirada de cápsula e para esplenectomia total. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico de mielolipoma esplênico. O animal apresentou notável recuperação após procedimento cirúrgico. Mielolipomas esplênicos são neoplasias benignas, salienta-se a importância da realização de exame ultrassonográfico para visualização da neoplasia e diagnóstico presuntivo, bem como exame histopatológico para diagnóstico definitivo, visto que o procedimento cirúrgico é curativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aila Ampese, Amanda Suder, Guilherme Augusto Salvador, Roberta do Nascimento Libardoni, Júlia Tonioli da Silva, Caroline Castagnara Alves, Renato do Nascimento Libardoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.