Suplementação proteica e nitrogenada vs. reprodução de fêmeas bovinas em pastejo: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n08a1193.1-12Palavras-chave:
Bovino, nutrição, proteína, reproduçãoResumo
A nutrição exerce grande influência sobre a reprodução dos animais. Nesse sentido, esta revisão tem a proposta de apresentar e discutir resultados de alguns trabalhos relacionados à influência da nutrição proteica e nitrogenada sobre aspectos reprodutivos em fêmeas bovinas em pastejo. Com o aumento no desempenho animal (produção de carne e leite), há um acréscimo na demanda por nutrientes. O aumento nas exigências nutricionais associado à baixa ingestão de nutrientes pode afetar as funções reprodutivas. A subnutrição durante o período seco e início do pós-parto resulta na mobilização lipídica e proteica com consequente aumento da incidência de doenças metabólicas, redução na taxa de concepção e maior período de serviço. No entanto, a superalimentação pode aumentar a taxa de excreção dos hormônios esteroides (progesterona ou estradiol), acarretando em ocorrência de subestro e diminuição da taxa de concepção. O fornecimento de proteína degradável no rúmen, proteína não degradável no rúmen e nitrogênio não proteico têm, em diversas situações, resultado em incremento nos índices reprodutivos em bovinos leiteiros e de corte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fábio Alexandre Tessari, Renata Pereira da Silva Marques, Monique Valéria de Lima Carvalhal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.