Esporotricose em felino: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n08a1198.1-4Palavras-chave:
Esporotricose, fungos, saúde pública, Sporothrix schenckii, timomodulinaResumo
A esporotricose é caracterizada como uma infecção fúngica de caráter zoonótico causada por espécies do complexo Sporothrix schenckii que vem ganhando importância em diversas regiões do Brasil. Nos mamíferos o quadro clínico apresenta-se na forma crônica ou aguda com o surgimento de lesões cutâneas e os felinos domésticos contaminados apresentam-se como um dos seus principais vetores. A doença é considerada um problema de saúde pública, uma vez que, afeta principalmente a população de áreas endêmicas. O diagnóstico é realizado com a identificação e isolamento do fungo S. schenckii e o tratamento de eleição é realizado através do uso de fármacos da classe dos antifúngicos azóis como o cetoconazol, itraconazol e fluconazol. No entanto, novos métodos de tratamento vêm sendo estudados, como o uso da timomodulina. A esporotricose trata-se de uma doença negligenciada e ainda subdiagnosticada, principalmente por falta de informação e divulgação. Nesse contexto, levando em consideração a sua importância para a Saúde Única, esta revisão objetiva abordar a definição da doença em felinos, assim como sua etiopatogenia, transmissão, sinais clínicos, diagnóstico, profilaxia, controle e as ferramentas mais atuais de tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessia Nunes dos Santos, Andreina dos Santos, Danrley José Brito, Débora Beveany Pereira Lima, Elialda dos Santos Silva, Johnny Rodolfo Ramos dos Santos, Anita de Souza Silva, Maria Marjhana Marques Silva dos Santos, Pablo Henrique Oliveira de Souza, Ramon Alves da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.