Agentes infecciosos e desordens reprodutivas em primatas não humanos usados como biomodelos na experimentação animal
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n07a1151.1-7Palavras-chave:
Primatas, distúrbios reprodutivos, bactérias, protozoáriosResumo
Os distúrbios reprodutivos em primatas não humanos podem estar associados com uma série de fatores, em particular com doenças infecciosas. A revisão de literatura aqui apresentadas teve como objetivo identificar patógenos que podem causar distúrbios reprodutivos em primatas não humanos, em particular, nos modelos experimentais usados para pesquisas biomédicas. Embora não esteja totalmente claro até que ponto patógenos como Coxiella burnetii, Brucella spp., Toxoplasma gondii e Mycoplasma spp. possam causar distúrbios reprodutivos semelhantes em primatas não humanos, como observado na população humana e de outros grupos de animais, concluímos que seria altamente recomendável testar para infecção por estes agentes infecciosos todos os primatas não humanos mantidos em cativeiro com histórico de distúrbios reprodutivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danielle Forneas, Tatiana Rozental, Fábio Alves, Marco Aurélio Pereira Horta, Elba Regina Sampaio de Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.