Parasitas gastrintestinais em galinhas de raças ornamentais de um criatório particular na cidade Juiz de Fora, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n07a1165.1-5Palavras-chave:
Coccidiose, endoparasitos, helmintosResumo
Objetivou-se avaliar a ocorrência de parasitas gastrintestinais em galinhas de raças ornamentais de um criatório particular localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais. Foram coletadas amostras fecais dos animais, de forma individual, coletando as fezes logo após defecação. As coletas foram realizadas no mês de setembro de 2018. As amostras foram acondicionadas em recipientes de plástico estéreis, identificadas e encaminhadas ao Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), para análise pela técnica de centrífugo-flutuação simples. Foram identificados dois gêneros de helmintos, Capillaria spp. e Ascaridia spp., e o protozoário Eimeria spp. Pode-se concluir que os parasitas gastrintestinais encontrados nas galinhas ornamentais estudadas não diferiram dos endoparasitas encontrados em galinhas caipiras convencionais. Exames coproparasitológicos são um excelente meio, rápido e barato de verificar/identificar formas parasitárias, que uma vez diagnosticadas devem ser combatidas para que não comprometam a saúde dos animais, principalmente em casos de aves ornamentais que por apresentarem menor rusticidade, podem ser mais sensíveis as parasitoses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruno Fabri de Castro, Fabrício Nascimento Gaudêncio, Lilian Cristina de Sousa Oliveira Batista Cirne
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.