Hemangioma cutâneo canino tratado com Parvulan® (Cutibacterium acnes): Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n07a1163.1-5Palavras-chave:
Cutibacterium acnes, imunomodulador, hemangioma cutâneo canino, nódulo cutâneoResumo
Os imunomoduladores são substâncias que atuam no sistema imunológico, modulando várias funções da resposta imune inata e adaptativa. Um destes imunomoduladores é o Cutibacterium acnes (C. acnes), agente ativo de Parvulan®. O objetivo deste relato de caso é a utilização do C. acnes como imunomodulador no tratamento de um cão acometido por hemangioma benigno na região perineal. O animal macho, com idade de treze anos, sem raça definida (SRD), apresentou o nódulo medindo 2,0 cm de diâmetro, de coloração escura. Foi realizada biópsia do nódulo para diagnóstico e confirmação de hemangioma. O tratamento teve início com doses de 0,3 ml de Parvulan®, com aplicação intramuscular (IM). No primeiro mês houve uma regressão de 35% (0,7 cm). Na segunda fase do tratamento as aplicações ocorreram uma vez por semana por 2 meses, neste período obteve-se regressão de 45% (0,9 cm) do tumor, e após três meses 65% (1,3 cm). Na terceira fase, o Parvulan® foi aplicado a cada 15 dias durante dois meses. Nesse período obteve-se uma regressão de 100% em relação ao valor inicial. Ao longo de todo o tratamento (cerca de 5 meses) o tumor regrediu totalmente, com o desaparecimento do nódulo. Os resultados mostraram a eficiência do lisado de C. acnes no tratamento de hemangioma cutâneo canino, sendo uma alternativa para não intervenção cirúrgica, não havendo recidiva do tumor. Contudo, é necessário realizar mais estudos com outros cães que apresentem diagnóstico de hemangioma para se ter um protocolo mais apurado e definido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alex Lucas Spadetti, Francisca das Chagas Sobral Silva, Andrey Junio Moreira Fernandes, Rodrigo de Lima Pimentel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.