Ocorrência, quantificação e perfil de adesão de Listeria sp. isoladas de presuntos fatiados
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n07a1173.1-6Palavras-chave:
Contaminação, comércio varejista, fatiamento, ready-to-eatResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do local de fatiamento de presuntos, indústria (IND) versus varejo (VAR) sobre a presença e quantificação de Listeria monocytogenes e bactérias ácido-láticas ao longo do tempo de prateleira. Foram coletadas 240 amostras, provenientes do fatiamento pela IND (n = 120) e VAR (n = 120) oriundas de três marcas comerciais, provenientes de quatro estabelecimentos localizados no estado do Paraná, Brasil. Nestas amostras, foram realizadas pesquisa e quantificação de L. monocytogenes e Bactérias Ácido-láticas (BAL), onde metade das amostras foi analisada no primeiro dia de validade (T1) e a outra, estocada a 7º C e analisadas no último dia de validade (T2). Também foi determinado a capacidade de adesão dos isolados de Listeria sp. Não foi identificado a presença de Listeria sp. e L. monocytogenes em amostras oriundas da IND, tanto em T1 quanto em T2. Contudo, 11,67% das amostras (n = 14) provenientes do VAR apresentaram Listeria sp. (T1 + T2). A contagem de BAL apresentou aumento em T2 quando comparado ao T1, tanto em produtos da IND como do VAR. Com relação à capacidade de adesão, 83,2% (n = 119) dos isolados de Listeria sp. foram não aderentes e 16,8% (n = 24) demostraram fraca capacidade de adesão em superfície de poliestireno. Desta forma, o fatiamento realizado pelo comércio varejista mostrou-se ineficiente para o controle da ocorrência e da multiplicação de Listeria sp., onde esta contaminação pode ser oriunda da capacidade de formação de biofilmes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ananiza Gonçalves Pires Teles, Leonardo Ereno Tadielo, Thiago Henrique Bellé, Emanoelli Aparecida Rodrigues dos Santos, Jhennifer Arruda Schmiedt, Carolina Dias Rodrigues, Juliano Gonçalves Pereira, Luciano dos Santos Bersot
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.