Análise do mercado futuro do preço do grão do milho
DOI:
Palavras-chave:
Milho, Produção, Mercado Físico, Mercado a Termo, Mercado Futuro.Resumo
A análise do mercado do milho no período compreendido entre janeiro 2003 e outubro de 2007, tendo como referência o mercado físico e o mercado futuro é o que se propõe com esse trabalho de pesquisa. No contexto do mercado físico buscou-se variáveis nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, nas cidades de Cascavel, Passo Fundo e Campinas, respectivamente, com comparação de preços na saca de 60kg de milho, observando sua evolução nas diferentes épocas de cada ano. No estudo do mercado futuro, com base nos contratos realizados pela Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), no mesmo período, identificando fatores de oscilação dos mesmos nos diferentes vencimentos contratuais. Por fim, simulou-se a realização do processo de venda de uma safra buscando otimizar os lucros, para garantia de um melhor resultado, enfatizando os benefícios de um acompanhamento adequado por um profissional capaz de analisar corretamente o mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Vinícius Acioly de Araujo, Marta Elisete Ventura da Motta, Elisangela Ferrazza Bagattini, João Lindomar Serafini da Silva, Maria Emilia Camargo, Suzana Leitão Russo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.