Aproveitamento de resíduos da suinocultura e avicultura: potenciais para produção de biogás e biofertilizante
DOI:
Palavras-chave:
biodigestores, biogás,biofertilizante e meio ambienteResumo
A produção de suínos e frangos vem crescendo consideravelmente, e ambas são consideradas atividades de alto potencial poluidor, o que se agrava com o aumento no número de animais confinados em pequenas áreas, com consequente aumento no volume de dejetos e resíduos produzidos. Dessa forma, encontrar uma maneira adequada para o manejo dos dejetos e ou resíduos é o maior desafio para reduzir os custos de produção e minimização dos impactos ambientais. Na tentativa de minimizar esses impactos causados por essas atividades, várias alternativas de tratamento tem sido desenvolvidas, como o sistema de biodigestão anaeróbia com uso de biodigestores, cujo processo ocorre com a degradação de material orgânico em ambiente com ausência de oxigênio livre, obtendo-se como produto final o biogás e o biofertilizante. A possibilidade de aliar aos sistemas de produção animal conceitos do desenvolvimento sustentável e preservação dos ecossistemas é algo imprescindível. A sustentabilidade dos mais variados sistemas de produção, as validações de tecnologias que reduzam os riscos ambientais são ações que contribuem para uma melhor qualidade de vida não só dos produtores rurais, mas também de toda uma sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Laura Vanessa Cabral da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.