Cuidados básicos com o neonato canino: uma revisão
DOI:
Palavras-chave:
neonatos,terapias, exame clínico.Resumo
A deficiência na neonatologia veterinária é evidente. Estima-se que a mortalidade neonatal canina nas primeiras semanas de vida seja de 30%, em razão de diversas causas, dentre elas falhas de assistência neonatal. A despeito das inúmeras particularidades da fisiologia dos filhotes, em neonatologia clínica, a terapia com drogas pode ser resumida em três grandes áreas que compreendem: terapia de suporte e cuidados intensivos, incluindo oxigenoterapia, termorregulação, nutrição, balanço hidroeletrolítico e ácido-básico; terapia antiparasitária, envolvendo o controle de parasitas externos, e internos; e combate às infecções bacterianas. O profissional deve ter conhecimento e realizar um exame clínico completo para que seja capaz de identificar algumas alterações. Tudo isso contribui para reduzir a mortalidade neonatal nas primeiras semanas de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Gislayne Christianne Xavier Peixoto & Rosivaldo Quirino Bezerra Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.