Tendência, ciclo e sazonalidade dos preços do leite em pó e UHT no mercado varejista do Estado do Pará
DOI:
Palavras-chave:
produtos lácteos, séries temporais, tendência de preçoResumo
O Pará é um dos Estados que mais crescem em nível de produção de leite, todavia a grande maioria dos produtos lácteos consumidos na região é importada de outros Estados brasileiros, o que faz com que os preços dos produtos ajustem-se de acordo com as regiões produtoras. O objetivo deste trabalho foi analisar a tendência, o ciclo econômico e a sazonalidade do leite em pó integral e desnatado e leite UHT empregando-se o modelo clássico de séries temporais, no período de janeiro de 2000 a junho de 2007. Os três tipos de leite apresentaram tendência de preço decrescente, entretanto o leite UHT foi o que obteve maior declínio, 32% ao ano. Foram observados dois ciclos para o leite em pó, tanto o integral quanto o desnatado, com duração de aproximadamente dois anos cada ciclo; e um para o leite UHT, o qual durou em média quatro anos. O leite em pó, integral e o desnatado, apresentaram amplitudes de variação de preços menores do que o leite UHT, o que denota que este é altamente sensível a mudanças na oferta do leite “in natura” e apresenta maior incerteza em relação à formação de preço.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Denise Ribeiro de Freitas, Antônio Cordeiro de Santana, Ismael Matos da Silva,Wilnália Souza Garcia, Almir Vieira Silva, Paulo Campos Christo Fernandes, Siglea Sanna de Freitas Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.