Tendência, ciclo e sazonalidade dos preços do leite em pó e UHT no mercado varejista do Estado do Pará

Autores

  • Denise Ribeiro de Freitas
  • Antônio Cordeiro de Santana
  • Ismael Matos da Silva
  • Wilnália Souza Garcia
  • Almir Vieira Silva
  • Paulo Campos Christo Fernandes
  • Siglea Sanna de Freitas Chaves

DOI:

Palavras-chave:

produtos lácteos, séries temporais, tendência de preço

Resumo

O Pará é um dos Estados que mais crescem em nível de produção de leite, todavia a grande maioria dos produtos lácteos consumidos na região é importada de outros Estados brasileiros, o que faz com que os preços dos produtos ajustem-se de acordo com as regiões produtoras. O objetivo deste trabalho foi analisar a tendência, o ciclo econômico e a sazonalidade do leite em pó integral e desnatado e leite UHT empregando-se o modelo clássico de séries temporais, no período de janeiro de 2000 a junho de 2007. Os três tipos de leite apresentaram tendência de preço decrescente, entretanto o leite UHT foi o que obteve maior declínio, 32% ao ano. Foram observados dois ciclos para o leite em pó, tanto o integral quanto o desnatado, com duração de aproximadamente dois anos cada ciclo; e um para o leite UHT, o qual durou em média quatro anos. O leite em pó, integral e o desnatado, apresentaram amplitudes de variação de preços menores do que o leite UHT, o que denota que este é altamente sensível a mudanças na oferta do leite “in natura” e apresenta maior incerteza em relação à formação de preço.

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Publicado

14-09-2015

Edição

Seção

Agronegócio

Como Citar

Tendência, ciclo e sazonalidade dos preços do leite em pó e UHT no mercado varejista do Estado do Pará. (2015). Pubvet, 4(07). https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/2647