Suplementação de fosfolipídios na ração de cães: Influência sobre o perfil lipídico e glicêmico
DOI:
Palavras-chave:
lecitina de soja, colesterol, lipoproteínas, ácidos graxos, cãesResumo
Com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de um composto energético (nutracêutico) contendo 53% de lecitina de soja, gordura de palmiste e ácidos orgânicos sobre o perfil lipídico e glicêmico, 8 cães normolipêmicos da raça Beagle foram divididos de forma aleatória em grupo controle (C) e grupo suplementado com 2g/kg do nutracêutico (LP) na ração e avaliados por um período de 60 dias. As coletas de sangue foram feitas nos dias 1, 30 e 60, com os animais em jejum (14 horas). A análise estatística foi feita com o programa Estat® versão 2.0, o delineamento foi inteiramente casualizado e o teste empregado foi uma análise fatorial 3x2x2. Não houve alteração na glicemia, colesterol total, triglicerídeos, LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Solange Aparecida Marconcin, Ana Vitória Fischer da Silva, Palloma Rose, Micaela Rose
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.