Neoplasias de glândulas perianais em cães
DOI:
Palavras-chave:
Glândula perianal, cães, neoplasiaResumo
A glândula perianal é uma glândula sebácea modificada que ocorre exclusivamente nos cães, na qual podem desenvolver neoplasias como os adenomas e adenocarcinomas. Neste trabalho foi realizado um levantamento de neoplasias desta glândula, com intuito de observar os tipos de neoplasia, a evolução durante o período de estudo, o sexo, a faixa etária e as raças mais predispostas. Constatou-se que o número de diagnósticos de neoplasias das glândulas perianais aumentou durante o período de estudo, todos os cães eram machos, os animais mestiços foram mais acometidos. A média de idade foi de 10 anos. Entretanto, um animal de dois anos foi diagnosticado adenocarcinoma. O número de casos de adenomas foi 15(62,5%) e de adenocarcinoma 9(37,5%). O conhecimento desta neoplasia, bem como seu diagnóstico é de fundamental importância para realização de possíveis prognósticos e tratamentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Ciro José Sousa de Carvalho, Sâmmya Roberta Barbosa, Francisco Assis Lima Costa, Silvana Maria Medeiros Sousa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.