Diversidade na ocorrência de Aeromonas spp. em Tilápias cultivadas em três diferentes Pisciculturas do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
Palavras-chave:
saúde coletiva, tilápia, Aeromonas.Resumo
O pescado é um alimento perecível; para garantir a sua qualidade são necessários vários cuidados em sua manipulação. Dentre os agentes patogênicos que ocasionam perdas na produção estão bactérias do gênero, Aeromonas. Estes microrganismos, presentes na microbiota da água, compõe a microbiota de organismos aquáticos; provocam enfermidades em animais e patogenias ao homem. O trabalho objetivou verificar a ocorrência de Aeromonas spp. em Tilápia (Oreochromis niloticus), originária de três pisciculturas do Estado do Rio de Janeiro: A, B e C. Foram capturadas: 32 amostras, 20 amostras e 18 amostras, respectivamente. Após semeadura observou-se colônias com características morfocoloniais de Aeromonas spp: A – 180 placas, B – 73 placas e C – 33 placas. Além de Aeromonas identificou-se também nos lotes: Pseudomonas spp., Vibrio spp. e Enterobacteriaceae. Após análise observou-se diferença significativa ao nível de 5% (p<0,001), no percentual de isolamento. Com o gênero Aeromonas foi verificada a seguinte distribuição de isolamento segundo a origem: 62,9% da piscicultura A, 25,5% de B e 11,5% de C. A diversidade de gêneros nas amostras de tilápia variou de acordo com a piscicultura, indicando possível manejo diferenciado entre os produtores e/ou cuidados diferenciados quanto à origem e qualidade da água de cultivo. Nos lotes A e B houve predominância de Aeromonas enquanto no lote C ocorreu predominância de Vibrio spp. A ocorrência de Aeromonas spp. em 68,1% das amostras de tilápia das três pisciculturas é um indicativo de alerta para produtores e instituições governamentais para mais este risco que aconselha ações de monitoramento desta bactéria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Eliane Rodrigues, Ana Beatriz Fonseca, Maria Leonor Fernandes, Airton Antonio Castagna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.