Utilização da ractopamina em suínos em terminação: conceitos gerais
DOI:
Palavras-chave:
suínos,agonista β-adrenérgico, ractopamina, bem-estarResumo
Os agonistas β-adrenérgicos estão entre os muitos aditivos utilizados em suínos nos últimos anos como possíveis substitutos dos antibióticos promotores de crescimento. O principal representante dos β-agonistas é a ractopamina, incluída na categoria das fenetanolaminas, sendo um dos aditivos mais utilizados em suínos no Brasil. A ractopamina modifica o metabolismo, redirecionando os nutrientes para uma maior síntese de músculo em detrimento da formação de tecido adiposo. Como resultado, os animais apresentam maior relação carne:gordura, que é apreciada pelos consumidores. Nesse sentido, pela melhor eficiência na formação de músculo, há uma melhora no ganho de peso e na conversão alimentar. Devido ao modo de ação, a ractopamina é administrada nas dietas de terminação, anterior ao abate, em animais que já tenham atingido a maturidade, onde a capacidade de deposição proteica está diminuída. No entanto, a ractopamina é uma catecolamina sintética e pode gerar mudanças fisiológicas nos animais, induzindo a alterações no comportamento, indo contra as correntes do bem-estar animal, podendo afetar, negativamente, a qualidade da carne. Esta revisão resume os principais conceitos relativos da ractopamina como seus mecanismos de ação, características, efeitos e suas limitações de uso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Piero da Silva Agostini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.