Puberdade em fêmeas ovinas
DOI:
Palavras-chave:
Desencadeamento, Puberdade, OvelhasResumo
A maioria das raças ovinas apresenta um modelo de reprodução sazonal com incidência de ciclos estrais concentrados durante o outono e inverno. Um dos principais fatores responsáveis por essa estacionalidade é o fotoperíodo. Há várias definições quanto ao início da puberdade, como: idade ao primeiro estro, idade à primeira ovulação e idade em qual a fêmea suporta a gravidez sem efeitos deletérios futuros. Em fêmeas ovinas esta idade está entre 4 e 14 meses. Próximo à primeira ovulação, verifica-se aumento na pulsatilidade de LH, através da diminuição de receptores hipotalâmicos de estradiol. Vários fatores influenciam o desencadeamento da puberdade em ovelhas, entre eles podemos citar a nutrição, a genética, a estação de nascimento e as interações sociais. O neuropeptídeo Y (NPY) está associado com a percepção do hipotálamo ao estado nutricional, e é influenciado por variações endócrinas, especificamente em hormônios como a leptina e insulina. O conhecimento destes fatores possibilita a antecipação da entrada à puberdade de fêmeas ovinas e conseqüentemente maior rentabilidade na cadeia produtiva de ovinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Claudia Dias Monteiro, Sony Dimas Bicudo, Hugo Shisei Toma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.