Suplementação com cromo (Cr3) para bovinos em condições de estresse
DOI:
Palavras-chave:
corticóides, sistema imune, transporte, tolerância à glicoseResumo
O cromo é um mineral que só recentemente passou a ser suplementado para ruminantes, havendo ainda uma série de dúvidas quanto aos seus reais efeitos. Na década de 1990, foi reconhecido o potencial do Cr na nutrição de bovinos e suínos. Nos últimos cinco anos, trabalhos científicos têm mostrado a importância do Cr para bovinos, quando há estresse emocional, físico e metabólico, resultante da intensificação das práticas produtivas, que propicia uma maior susceptibilidade às doenças e alterações metabólicas. Assim, objetivou-se com esta revisão de literatura, discutir alguns trabalhos científicos recentes referentes à suplementação de Cromo para ruminantes como forma de reduzir os impactos das diferentes formas de estresse sobre o desempenho de bovinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Pedro Leonardo de Paula Rezende; Paulo Cezar Moreira; Roberto de Camargo Wascheck; Marcondes Dias de Freitas Neto; Juliano José de Resende Fernandes; João Restle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.