Otite externa
DOI:
Palavras-chave:
canal auditivo externo, exame otoscópico, ceruminolíticosResumo
A otite externa é uma inflamação do epitélio do canal auditivo externo, sendo causada por fatores primários, predisponentes e/ou perpetuantes. Os sinais clínicos iniciais estão relacionados ao prurido. A anamnese e exame otoscópico de cada ouvido são fundamentais para se chegar ao diagnóstico de otite externa. O tratamento pode ser clínico, fazendo o uso de ceruminolíticos e medicações tópicas ou quando este não é responsivo, através de procedimentos cirúrgicos como procedimento de Zepp, ablação do canal vertical ou ablação total do canal auditivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Fabrieli Tatiane Lusa, Rodrigo Vieira do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.