Demodicose canina
DOI:
Palavras-chave:
cão, Demodex canis, sarna demodécicaResumo
A demodicose é também conhecida como sarna demodécica, sarna folicular ou sarna vermelha. É causada pelo ácaro Demodex canis, um ácaro escavador, que se localiza nos folículos pilosos e glândulas sebáceas. A transmissão ocorre da mãe para os neonatos lactentes, através de contato direto. A demodicose pode ser localizada ou generalizada, juvenil ou adulta. No diagnóstico se faz uso dos raspados de pele, cultura e antibiograma e biopsia. No tratamento são utilizadas drogas como amitraz e as alternativas avermectinas e milbemicinas. Pacientes recuperados não devem ser utilizados como reprodutores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Fabrieli Tatiane Lusa, Rodrigo Vieira do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.