Avaliação da eficácia de formulações anti-helmínticas comerciais em equinos no município de Douradina, Paraná.
DOI:
Palavras-chave:
equinos, nematódeos, resistência, anti-helmínticosResumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de anti-helmínticos comerciais em equinos. Em três propriedades rurais, no município de Douradina, Paraná, foram selecionados um total de 51 equinos sem raça definida, machos e fêmeas, de diferentes faixas etárias, portadores de nematodiose gastrintestinal e submetidos aos seguintes tratamentos (I) closantel, solução oral (10mg/kg), (II) pasta contendo oxifendazol (2,5mg/kg) + triclorfon (40mg/kg) ou (III) gel contendo ivermectina (200mcg/kg) + praziquantel (2,5mg/kg) + vitamina E (1mg/kg). Em função do número de animais disponíveis na propriedade B, foram realizados apenas os tratamentos II e III e na propriedade C, apenas o tratamento III. Contagens de OPG e coproculturas foram realizadas no dia do tratamento e sete dias após. Closantel apresentou eficácia de 68,78%, enquanto o tratamento II apresentou eficácia de 72,74% e 92,11% nas duas propriedades avaliadas. O tratamento III foi 100% eficaz nas três propriedades. As coproculturas indicaram que os nematódeos sobreviventes aos tratamentos pertenciam à subfamília Cyathostominae. Foi constatada, então, a ausência de resistência à ivermectina e a reduzida eficácia de closantel e da associação oxifendazol + triclorfon, via oral, contra ciatostomíneos, que são os nematódeos mais comuns em equinos no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Fernando de Almeida Borges, Aguinaldo Yoshio Nakamura, Gabriel Daltoé de Almeida, Victor Hugo Araujo Cadamuro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.