Nutrição animal como forma de reduzir a poluição ambiental gerada pelos dejetos suínos
DOI:
Palavras-chave:
nitrogênio, fósforo, meio ambienteResumo
A produção de suinos é considerada pelos orgãos ambientais como atividade de grande potencial poluidor devido a presença de quantidades elevadas de alguns nutrientes como nitrogênio e fósforo. Os dejetos produzidos pelos suínos são consequência da quantidade e digestidilidade dos nutrientes fornecidos na dieta. Portanto, profissionais em nutrição animal podem contribuir para a redução da poluição ambiental através de estratégias nutricionais que possam otimizar a utilização de nutrientes pelos animais. São vários os aspectos que eles podem interferir, como por exemplo através do conhecimento das exigências nutricionais em várias fases de produção e por sexo; utilização de aminoácidos sintéticos, formulação de dietas com base no conceito proteina ideal e uso de enzimas exógenas. Além de minimizar o problema da poluição ambiental, essas estratégias poderá proporcionar um aumento na lucratividade e da sustentabilidade do sistema de produção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alexssandre Pinto de Carvalho, Carolina Magalhães Caires Carvalho, Renata Magalhães Caires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.