Produção de silagem de capim Brachiaria decumbens
DOI:
Palavras-chave:
ensilagem, fermentação, teor de umidadeResumo
A estacionalidade da produção de massa verde das gramíneas entre as estações de alta e baixa precipitação determina uma distribuição desuniforme da produção ao longo do ano. Nessa realidade, a conservação de forragem por meio da ensilagem é uma das formas mais utilizadas e de custo atrativo para manter a sustentabilidade no sistema de produção animal. A preservação dos alimentos, por meio da ensilagem deve-se à produção de ácidos orgânicos, principalmente o ácido lático, a partir de açúcares solúveis, o que promove redução do pH e, conseqüentemente, inibição de microrganismos deletérios indesejáveis. Por conseguinte, o uso do excedente da produção de capins nas épocas favoráveis na forma de silagem tem que ser visto de forma técnica, pois, o elevado teor de umidade e a baixa concentração de carboidratos solúveis favorecem o crescimento de microrganismos indesejáveis, que resultam em perdas de nutrientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carlos Clayton Oliveira Dantas, Fagton de Mattos Negrão, Anderson de Moura Zanine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.