Intoxicação por metaldeído em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n08a899.1-6Palavras-chave:
Cão, intoxicação, metaldeído, N- acetilcisteínaResumo
Em função do uso do veneno de caracóis (metaldeído) e pela facilidade da ingestão do mesmo pelos animais domésticos, a intoxicação de cães se torna comum. Dentre as várias alterações, as que se destacam são hipersalivação, convulsões, danos renais e hepáticos. O tratamento consiste no controle dos sinais clínicos e redução dos danos sistêmicos causados principalmente pelo estresse oxidativo. A N-acetilcisteína, neste caso, atuou como antioxidante, tendo um papel fundamental para a recuperação do paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Clara Batisti Pasquali, Jacqueline Alves Itame, Camila Lima Rosa, Luciana do Amaral Oliveira, Mariana Faccini Pinheiro, Meire Christina Seki, Adriano de Oliveira Torres Carrasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.