Utilização de energia para crescimento e sua influência na composição corporal de bovinos de corte
DOI:
Palavras-chave:
Bos indicus; ganho de peso diário; mantença; necessidades nutricionaisResumo
Considerando as pesquisas realizadas no Brasil nos últimos 10 anos, objetivou-se nesta revisão descrever aspectos atuais relacionados à utilização da energia da dieta para o crescimento, e sua implicação na composição corporal de bovinos de corte. Trabalhos realizados no período de 2000 a 2010 mostram que as necessidades energéticas de zebuínos apresentam grande variação em resposta aos sistemas de criação utilizados no Brasil. A partir de 300 kg de PC as necessidades de energia líquida para ganho de peso ou crescimento (ELg) aumentam, enquanto a eficiência de utilização desta (kg) diminui em resposta a maior deposição de gordura na carcaça.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Sergio Rodrigo Fernandes, Paulo Rossi Junior, Isabel Cristina Bonometti Stieven, Miguel Henrique de Almeida Santana, Patrick Schmidt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.