Inter-relação da viabilidade de Cysticercus bovis e órgãos-alvo de instalação em bovinos provenientes do Triângulo Mineiro
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
A cisticercose bovina é causada por Cysticercus bovis no seu estágio intermediário do ciclo evolutivo. A contaminação ocorre através da ingestão de água ou pastagens contaminadas por ovos de Taenia saginata (causadora da teníase humana). Tratando-se de uma zoonose de ocorrência significativa, torna-se importante o estudo e acompanhamento dos dados epidemiológicos para práticas de controle efetivo. Foram considerados positivos para cisticercose os animais que apresentaram cistos viáveis (vivos) ou degenerados (calcificados). De agosto/2009 a julho/2010, foram observados dados referentes a 2950 bovinos infestados com cisticercos vivos (98,96%), sendo 2075 animais com cistos na cabeça (70,34%), seguido de 947 com C. bovis no coração (32,1%). No mesmo período, foram observados somente 31 animais exclusivamente com cisticercos calcificados (1,04%), sendo aproximadamente 22 animais com cistos no coração (70,97%), seguido de 9 na cabeça (29,03%). Considerando a importância da teníase, onde o bovino é o hospedeiro intermediário e essencial no ciclo de transmissão da zoonose, os resultados contribuem na formulação de medidas de controle da cisticercose bovina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Hugo Ribeiro Morais, Adriano Pirtouscheg, Marcos Dias Moreira, Marcelo Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.