Ganho de peso em bovinos em confinamento utilizando enrofloxacino e polivacinas
DOI:
Palavras-chave:
Bovinos, custos, ganho de peso, infecções pulmonares, tratamento metaprofiláticoResumo
Para um bom desenvolvimento de um rebanho, é importante o uso de vacinas e medicamentos como forma de minimizar algumas infecções mais freqüentes em confinamento, como problemas respiratórios, além de envolver a seleção de animais, alimentação de qualidade e infra-estrutura adequada na propriedade. Objetivou-se com este trabalho avaliar o ganho de peso nos animais confinados, que foram submetidos ao uso do medicamento metafilático Enrofloxacino e polivacinas. Foram selecionados 420 bovinos, machos, não castrados, da raça Nelore entre 24 e 30 meses de idade, alocados em dois currais da Fazenda Nova, Uberlândia, Minas Gerais. Foram pré-selecionados 500 animais com pesos entre 380 e 550 kg, e destes foram retirados 420 animais, que foram marcados como lote 34, alocados no curral 1 e lote 38 alocados no curral 2. Após a formação do lote 34 (tratamento metafilático com Enrofloxacino) e lote 38 (controle), novamente efetuou-se nova divisão dentro de cada lote, no qual foram formados três grupos com 70 bovinos dentro de cada lote, também levando em consideração o peso dos animais. Os bovinos foram submetidos à pesagem no dia 0, e posteriormente foram pesados nos dias 30, 60, sempre levando em consideração o regime hídrico e alimentar. Após o abate 100% dos pulmões dos animais do grupo tratado e do grupo controle foram avaliados para visualização de alterações patológicas visíveis, que pudessem ser decorrentes de infecções pulmonares. Também foi efetuada a análise econômica dos ganhos obtidos, em comparação do lote/grupo, durante o período experimental. Com esse trabalho podemos concluir que o Enrofloxacino pode ser usado com sucesso como metafilático em animais confinados, proporcionando a redução de doenças respiratórias e aumentando o ganho de peso dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Isadora Langoni Amorim Barbosa, Mariela Silva Moura, João Paulo Rodrigues Bueno, Francisco Sales de Resende Carvalho, Carlos Roberto Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.