Ribotipagem de Salmonella na cadeia avícola – Revisão de literatura
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
Salmonella sp é considerado um dos patógenos alimentares de maior importância quando doenças transmitidas por alimentos são estudadas. Considerando que os produtos de origem avícola são os principais reservatórios desse agente, é necessário que controles mais eficazes sejam implantados para prevenir sua presença em toda a cadeia produtiva, iniciando-se nas matrizes. Porém, a introdução de procedimentos de controle é complexa, já que normalmente trata-se de um microrganismo apatogênico para os animais. Sem diagnósticos adequados e completo conhecimento da epidemiologia da doença, a infecção dos lotes por Salmonella pode não ser percebida. A utilização de técnicas moleculares como a ribotipagem permite a rápida identificação do problema e sua gravidade na cadeia produtiva avícola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Eliane Pereira Mendonça, Priscila Christen Nalevaiko, Letícia Ríspoli Coelho, Guilherme Paz Monteiro, Eduardo Almeida Freitas, Roberta Torres de Melo, Daise Aparecida Rossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.