Estudo ético e científico sobre o uso de métodos alternativos no ensino de práticas cirúrgicas na Medicina Veterinária
DOI:
Palavras-chave:
fins didáticos, métodos alternativos, métodos convencionaisResumo
O trabalho pretende avaliar a eficiência dos métodos alternativos para o ensino de práticas cirúrgicas, fazendo uma comparação com os métodos convencionais de ensino das mesmas, utilizando como exemplo as disciplinas oferecidas pela Faculdade de Medicina Veterinária de Uberlândia (FAMEV/UFU) como métodos convencionais. Como métodos alternativos, foram escolhidos três exemplos: a solução de Larssen modificada, as vídeo-aulas e os programas de softwares com simulações em terceira dimensão, para que seja elaborado um estudo baseado em critérios éticos e científicos, avaliando ambos os métodos. Como critério científico pretende-se constatar as vantagens e desvantagens de tais métodos comparando sua eficiência para concluir a necessidade de seu uso. Como critérios éticos, pretende-se constatar os danos causados aos animais não humanos e a violação de seus interesses que cada método apresenta. Comparando a eficiência e os resultados obtidos nas metodologias de ensino convencionais, com as metodologias que utilizam métodos alternativos, poderá se entender a real necessidade do uso de animais não humanos vivo para fins didáticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Andressa Izabel Assis Freitas, Gustavo Rodrigues Rosato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.