Comportamento anatômico das artérias renais em cachorro do mato (Cerdocyon thous - Hamilton-Smith, 1839)
DOI:
Palavras-chave:
rins, vinylite, artériasResumo
Estudou-se um par de rins de cachorro do mato (Cerdocyon thous), obtido de um animal fêmea, adulto, no qual foram injetados através das artérias renais, vinylite dissolvido em acetona e corado, em seguida submetidos ao processo de corrosão ácida (ácido sulfúrico 30%). Os modelos vasculares assim obtidos permitem afirmar que: a) as artérias setoriais, ramos da divisão primária das artérias renais, aparecem em número de dois, tanto no rim direito como no rim esquerdo. b) no rim direito, a artéria renal direita emite uma a artéria setorial cranial que supre a região dorsocranial do órgão. Uma artéria setorial caudal surge da artéria renal direita para irrigar as regiões, dorsocaudal, ventrocaudal e ventrocranial deste rim. c) do rim esquerdo, a artéria renal esquerda fornece uma artéria setorial dorsal, que atende a região dorsocranial do órgão e ainda uma artéria setorial ventral para as regiões dorsocaudal, ventrocaudal e ventrocranial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Lorena Tannús Menezes, André Luiz Quagliato Santos, Flávio Machado de Moraes, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo, Liliane Rangel Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.