Comparação entre as principais técnicas de análise da concentração espermática em exames andrológicos de touros a campo
DOI:
Palavras-chave:
andrológico; touros; Neubauer; espermiodensímetro; espectrofotômetroResumo
A concentração espermática em exames andrológicos de touros possui a maior variabilidade em termos de disponibilidade de técnicas. Os três métodos mais utilizados atualmente como rotina são, a câmara de Neubauer, o espectrofotômetro e o espermiodensímetro, que apresentam grandes diferenças em termos de agilidade e velocidade de execução, além de custo de aquisição. Este trabalho possuiu o objetivo de comparar os resultados destas três técnicas entre si, para a melhor indicação a campo. Para isto foram utilizadas 143 amostras de sêmen de touros, as quais foram submetidas a análise pelas três técnicas entre agosto de 2007 e maio de 2008, no município de Uberaba, MG, sendo os resultados analisados pelo teste de análise estatística descritiva, teste de Correlação de Pearson e teste de diferença entre médias pelo teste t de Student. Os resultados das médias encontrados foram aproximadamente 431´106, 508´106 e 398´106, em espermatozóides por mililitro de sêmen, respectivamente, para as técnicas de espermiodensímetro, câmara de Neubauer e espectrofotômetro. Houve ainda alta correlação entre as três técnicas (r = 0,7904; 0,9143; 0,7099) em nível de significância de 1% (p<0,01). No entanto, houve diferença significativa apenas entre os valores médios obtidos pela câmara de Neubauer e espectrofotômetro (p<0,05), evidenciando-se a técnica de espermiodensímetro como semelhante às demais em seus valores (p>0,05). Concluiu-se que o espermiodensímetro se bem padronizado, pode ser utilizado na avaliação da concentração espermática em exames andrológicos de touros à campo, devido ser de mais rápida execução que a câmara de Neubauer e de menor custo que o espectrofotômetro, com a mesma segurança nos resultados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Cristiano Pereira Barbosa; Wagner Carlos de Oliveira; Waldir Rosa Ribeiro Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.