Avaliação da eficiência de resíduos agroindustriais como fonte de nutrientes para pastagens
DOI:
Palavras-chave:
adubação de pastagens, resíduos frigoríficos, resíduos laticínioResumo
Este trabalho foi realizado com o intuito de avaliar o potencial de utilização dos principais subprodutos das agroindústrias da região do Vale do Guaporé (Pontes e Lacerda, MT) na adubação de pastagens de Brachiária híbrida (cruzamento de B. brizantha, B. ruziziensis e B. decumbens). Soro de leite bovino e resíduo ruminal produzidos nas agroindústrias locais foram aplicados como adubos orgânicos, em quantidades para disponibilizar 0, 50, 100 e 200kg de N por ha. Além das fontes orgânicas, o experimento constituiu de uma adubação convencional e um tratamento testemunha. O resíduo ruminal e o soro de leite bovino foram incorporados nos solos de cada vaso, separadamente, 15 dias antes do plantio. Os melhores resultados foram apresentados pelas forrageiras adubadas com soro de leite bovino, entre os tratamentos com utilização de resíduo ruminal, destacou-se o tratamento com 25 toneladas de resíduo ruminal por ha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Mérik Rocha Silva, Camila Souza Magela de Menezes, Diogo Francisco Peixoto de Oliveira, Thiago Alves Reis, Uanderson Veríssimo Luna, Maria Aparecida Pereira Pierangelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.