Avaliação do perfil metabólico em vacas leiteiras de alta produção no período de transição
DOI:
Palavras-chave:
vacas, período de transição e perfil metabólicoResumo
Ao longo de décadas inovações em relação ao sistema de produção e a seleção racial na espécie bovina, tem sido aplicados com a finalidade de aumentar a produtividade leiteira. Essas mudanças no sistema de produção acarretam no aumento da demanda e exigência produtiva, favorecendo as doenças metabólicas, principalmente no período de transição, composto das três semanas antes do parto até as três semanas após o parto, período de maior predisposição as manifestações clínicas ou subclínicas. Por esse motivo, o presente trabalho teve como objetivo de estabelecer o perfil metabólico de magnésio, cálcio, fósforo, triglicerídeos e glicose de vacas leiteiras da raça holandesa durante o período de transição. Foram utilizadas 56 vacas da raça holandesa, com uma média de produção de 25 à 30 Kg/dia de leite. As amostras foram coletadas em cinco momentos: 30 e 15 dias pré-parto, no dia do parto; 15 e 30 dias após o parto. Para dosagem bioquímica de cálcio constatou-se aumento significativo entre 30 dias do pré-parto e o parto. Aos 15 dias do pós-parto foi observada uma redução dos valores de cálcio, fósforo e magnésio em relação ao parto. No momento do parto constatou os maiores valores de glicose com diminuição dos triglicerídeos. Foi possível observar que mesmo sendo animais hígidos os valores oscilaram apresentando relevância estatística em relação ao parto. Dessa forma é de fundamental importância a avaliação do perfil metabólico no rebanho e manter uma dieta nutricional balanceada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Cristiane Francele Cupertino, Evandro Pereira Neto, Marcio Paiva Barcellos, Fabio Porto Sena, Dominik Lenz, Graziela Barioni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.