Levantamento de ectoparasitos em ovinos no Município de Jardim do Seridó, Rio Grande do Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n18.1114Palavras-chave:
Phthiraptera, ovinos, nordesteResumo
O Brasil tem um grande mercado potencial para produtos derivados da pele de pequenos ruminantes domésticos. Entretanto na exploração ovina as ectoparasitoses acarretam perdas econômicas, seja devido à mortalidade decorrente de altas infestações, ou indiretamente, por meio da irritação causada nos animais, levando-os a queda da produtividade e predisposição a infecções secundárias. Dentre as ectoparasitoses, a pediculose causada por piolhos mastigadores é a mais freqüente, que embora se tenha progressos tecnológicos no seu controle, vêm aumentando o risco de comprometimento da qualidade do couro, marcados pela intensa descamação da pele e possibilidade de parasitismo misto. Considerando a importância do conhecimento dos ectoparasitos dos ovinos, o presente trabalho objetiva identificar os ectoparasitos que acometem os ovinos no município de Jardim do Seridó, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram examinados 1000 ovinos através de inspeção e palpação manual aleatórias em 10% desses animais, independente do sexo, recolhendo-se os ectoparasitos encontrados no corpo. Os espécimes coletados foram acondicionados em frascos individuais, por hospedeiro amostrado, contendo álcool a 70°GL como líquido conservador, para posterior identificação. No laboratório de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foi realizada a identificação com auxílio de estereomicroscópio, utilizando-se chave dicotômica, segundo a bibliografia especializada. Dos 1000 ovinos examinados, 600 (60,0%) apresentaram infestação por Damalinia ovis, sendo 200 (33,3%) animais jovens e 400 (66,7%) animais adultos. Os resultados indicaram que os animais estudados são importantes hospedeiros de ectoparasitos, confirmando-se a presença disseminada de D. ovis corroborando com trabalhos em todo território nacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Caroline Gracielle Torres Ferreira, Jucélio da Silva Gameleira, Silvia Maria Mendes Ahid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.