Análise comparativa entre glicosímetros portáteis e método laboratorial para a dosagem de glicemia em bovinos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n08a897.1-5Palavras-chave:
Glicose, metabolismo, método enzimático colorimétrico, ruminantesResumo
A glicose é considerada uma importante fonte de energia para as células, crescimento fetal e produção de leite em ruminantes. Algumas doenças podem ser diagnosticadas pelas alterações dos níveis glicêmicos, que atualmente podem ser mensurados por dois métodos: o método laboratorial e o método utilizando glicosímetros portáteis. Portanto, o objetivo desse estudo foi realizar uma análise comparativa da glicose, medida com um glicosímetro portátil de uso humano e outro de uso veterinário, com o método laboratorial, considerado padrão ouro, para avaliar se os equipamentos portáteis podem ser precisos na mensuração glicêmica a campo, em bovinos. Através da veia coccígea foi realizada a coleta sanguínea de 17 bovinos e as amostras foram acondicionadas em tubo com fluoreto de sódio para a análise laboratorial enzimático colorimétrico, e para a aferição da concentração de glicose nos glicosímetros portáteis, foi utilizado 1 gota de sangue. Os dados apresentaram distribuição normal pelo teste de Shapiro-Wilk (P = 0,128) e na análise comparativa fornecida pelo teste de Tukey (P < 0,05) foram observadas diferenças significativas entre os métodos. Portanto, o glicosímetro humano e o glicosímetro veterinário não podem ser utilizados para a medição da dosagem glicêmica em bovinos, sendo assim, aconselhável fazer somente o uso do método padrão ouro para a mensuração da glicose nessa espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline Amaral de Morais, Pricilla Pozzatti, Carlos Eduardo Nogueira Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.