Rendimento potencial de pastagens de Axonopus aureus nos cerrados de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n23.1148Palavras-chave:
modelagem, potencial de crescimento, pastagem, estratégias de manejoResumo
Os modelos matemáticos para a predição do crescimento das pastagens apresentam potencial de uso para responder questões científicas, agronômicas e de planejamento, auxiliando no entendimento sobre as interações genéticas, fisiológicas e do ambiente, como também nas decisões de práticas de manejo e na previsão de cenários. Existem vários métodos que permitem realizar o cálculo do rendimento potencial, sendo necessário correlacionar aqueles que melhor se ajustam às condições reais de campo, em função dos diversos fatores bióticos e abióticos que interferem no crescimento e desenvolvimento das plantas e, por conseguinte, no rendimento potencial. Dentre os metódos avaliados para a estimativa do rendimento de forragem de Axonopus aureus, durante o período chuvoso, o que melhor se ajustou às condições de campo foi o proposto por Doorenbos e Kassam (1994), enquanto que o de Sinclair (1993) proporcionou estimativas de produtividade passíveis de obtenção sob condições ambientais e práticas de manejo extremamente favoráveis. O método de Loomis e Williams (1963) estimou uma produtividade muito elevada, mostrando-se inadequado para a previsão do rendimento potencial da gramínea sob condições reais do ambiente de produção. A acurácia dos modelos em predizer o rendimento potencial foi diretamente proporcional a utilização de parâmetros que simulem de forma fidedigna a natureza abiótica e fisiológica dos fenômenos envolvidos no processo de acúmulo de biomassa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Newton de Lucena Costa, Ricardo Augusto de Oliveira, Anibal de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.