Efeito da suplementação de calor para leitões recém-nascidos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n28.1178Palavras-chave:
Duroc Jersey, Piau Canastra, Wessex Saddleback, primiparasResumo
Durante o verão, 24 porcas primíparas (Duroc Jersey, Piau Canastra e Wessex Sanddleback) e suas respectivas leitegadas foram utilizadas para avaliar o calor suplementar (lâmpada de 250 watts infravermelha). A lâmpada foi removida da área de proteção (escamoteador) três dias após o parto. As maternidades pertenciam a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapeva, localizada a 684 metros de altitude, à latitude de 23º 58’ 56”sul e à longitude de 48º 52’ 32” oeste. O ambiente da maternidade não foi controlado artificialmente e, a média mensal das temperaturas do ar foi de 21,9ºC e 76%, respectivamente. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso, com 4 repetições e 6 tratamentos em esquema fatorial 3 ´ 2 , os fatores foram: raças (Duroc Jersey, Wessex Saddleback e Piau Canastra) e fonte de calor (com e sem) . Os resultados demonstraram que: 1) Não houve efeito significativo (P<0,05) para o numero de leitões sobreviventes até o 5º dia após o nascimento, entre e dentro das raças estudadas com ou sem calor suplementar; 2) As leitegadas pertencentes a raça nativa, apresentaram uma tendência de menor ganho em peso até o 5º dia após o nascimento do que as exóticas, entretanto, somente o ganho em peso das leitegadas Wessex, foi significativamente (P<0,05), maior do que o ganho de peso das leitegadas Piau; 3) As leitegadas das raças exóticas (Duroc e Wessex), que receberam calor suplementar, apresentaram maior ganho em peso até o 5° dia após o nascimento e este ganho foi significativo ao nível de 5% de probabilidade e 4) As leitegadas da raça nativa (Piau), com ou sem calor suplementar não apresentaram diferenças significativas (P<0,05), para ganho em peso até o 5º dia após o nascimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fernando Gomes de Castro Júnior, José Carlos de M. Camargo, Fábio Enrique Lemos Budiño

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.