Protocolo clínico e tratamento de obesidade canina com alimentação natural caseira: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a919.1-13Palavras-chave:
Obesidade, dieta natural, nutrição, composição corporalResumo
A obesidade canina é uma doença nutricional muito comum na rotina da medicina veterinária. É uma enfermidade de causa multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no animal. O diagnóstico da obesidade pode ser realizado através da palpação do tecido adiposo, classificação do escore corporal, medidas morfométricas ou pela utilização do cálculo de índice de massa corporal canina, peso corporal relativo e porcentagem de gordura corporal. O tratamento pode ser realizado pelas dietas para a perda de peso, como a alimentação natural, que é uma dieta caseira balanceada e adequada às exigências nutricionais necessárias para a espécie. Nesse trabalho, foi relatado um cão, macho, castrado, sem raça definida, porte médio, quatro anos de idade, 31 kg, que apresentava sobrepeso e escore de condição corporal 9. Foi prescrita uma dieta natural caseira para tratar a obesidade do animal, que foi acompanhado semanalmente para registro dos resultados. Foi possível observar uma redução de peso gradativa e também mudanças na composição corporal do cão, que obteve redução nas medidas morfométricas e no percentual de gordura. A obesidade, quando não tratada corretamente, pode agravar e causar outras enfermidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Giovanna Regina Ferreira Rodrigues, Fabiana Fonseca do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.