Uso de acupuntura, moxabustão, açúcar e rifamicina em ferida aberta de cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a912.1-6Palavras-chave:
Acidente aracnídeo, loxosceles, medicina veterinária tradicional chinesa, úlceras de peleResumo
A cicatrização de feridas cutâneas em cães é um processo visto rotineiramente. Atualmente, vários métodos de tratamento e cicatrização de feridas por segunda intenção têm sido estudados, de forma a obter uma cicatrização rápida e de qualidade, inclusive métodos alternativos de tratamento de feridas. Um cão andarilho foi atendido no Hospital Veterinário da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, com sinais clínicos de acidente aracnídeo. Ao exame clínico observou-se que o membro pélvico direito se apresentava edemaciado e ulcerado. Após atendimento ambulatorial, o animal permaneceu internado durante dois dias e recebeu tratamento suporte com solução fisiológica a 0,9% associada à vitamina B12 e glicose 50%; ceftriaxona, hidrocortisona e morfina. O animal continuou a ser cuidado no canil da mesma instituição, sendo feitos curativos diários durante 3 semanas e tratamento integrativo com Medicina Veterinária Tradicional Chinesa, com o uso de acupuntura e moxabustão indireta. Tais curativos eram constituídos de açúcar cristal misturado à rifamicina e bandagens não aderentes, pela manhã e à tarde, após as sessões de acupuntura e moxabustão indireta, que perduravam 10 minutos. Ao final das 3 semanas de tratamento a ferida apresentou regressão total, fechando-se por completo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Guilherme Machado Hölzlsauer, Hudson Felipe Porto de Abreu, Daniele Amaro Pereira, Andréa Cristina Scarpa Bosso Holzlsauer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.