Modelos não Lineares alternativos para descrever o crescimento de Caprinos da raça Mambrina
DOI:
Palavras-chave:
Análise de Agrupamento, Modelos não lineares alternativos, Taxa de CrescimentoResumo
Objetivou-se analisar modelos não lineares alternativos para descrever o crescimento em caprinos da raça Mambrina. Foram utilizados dados de 18 pesagens (mensais) de 44 animais do nascimento aos 540 dias de idade. Para a seleção dos modelos, foram gerados dados dos avaliadores AIC, BIC, MEP, R2aj e R2p e realizada uma análise de agrupamento. Os modelos não lineares utilizados foram Schnute, Mitscherlich, Meloun I, Meloun II, Meloun III, Meloun IV, Reynolds, Gamito, Meloun V, Meloun VI, Michaelis-Menten, Michaelis-Menten Modificado e Weibull. Dos treze modelos utilizados três não tiveram convergência (Reynolds, Michaelis-Menten Modificado e Weibull) e quatro modelos não apresentaram padrão convencional de curvas de crescimento (Schnute, Meloun II, Meloun V e Gamito). O modelo Michaelis-Menten foi o que melhor descreveu o crescimento dos animais seguido dos modelos Mitscherlich e Meloun III. O sexo não influenciou significativamente os parâmetros da curva do modelo Michaelis-Menten e observou-se acentuado decréscimo do crescimento dos animais na fase pós-desmama, principalmente, após os 165 dias, o que sugere medidas de manejo alimentar especificas nesta fase.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Lorena Mirelle Santos Muniz, Diego Pagung Ambrosini, Adriano Lage Freitas, Ana Carla Borges Barbosa, Laaina de Andrade Souza, Aracele Prates de Oliveira, Paulo Luiz Souza Carneiro, Carlos Henrique Mendes Malhado, Rone Anderson Borges Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.