Levantamento do uso de exame radiográfico na rotina de atendimentos em uma clínica veterinária na cidade de Manaus-AM
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n37.1244Palavras-chave:
Exame, radiodiagnóstico, patologiasResumo
Os exames complementares por meio de imagens têm sido bastante empregados na medicina veterinária e se tornaram importantes no auxílio ao diagnóstico de diferentes patologias na clínica de pequenos animais permitindo ao veterinário estabelecer uma conduta de tratamento e um possível prognóstico dependendo do caso. O presente estudo teve por objetivos registrar o emprego de exame radiográfico na rotina de atendimentos em diferentes patologias; verificar a efetividade do exame radiográfico na abordagem do diagnóstico diferencial entre patologias e analisar a frequência de diferentes casos envolvendo o uso de exame radiográfico com os parâmetros de espécie animal, raça, sexo e idade que foram submetidos à avaliação radiográfica. O trabalho consistiu em um levantamento de casos oriundos de uma clínica veterinária na cidade de Manaus, sendo os dados obtidos a partir de fichas de avaliação clínica/cirúrgica de animais atendidos no período de 19 de agosto a 20 de outubro de 2010. De 516 procedimentos realizados na rotina do local de estudo em 32 casos (6,2%) houve a necessidade do emprego de exame radiográfico. De 32 casos analisados o exame radiográfico foi efetivo na condução do diagnóstico das patologias. Destes, 93,6% dos animais acometidos foram da espécie canina; 71% sendo animais de raça e destes 31,8% prevaleceu a raça Rottweiler; 64,5% foram machos e animais com idade de até dois anos (51,6%) foram os que predominaram. O exame complementar por imagem radiográfica é uma importante ferramenta no auxílio diagnóstico na rotina de uma clínica veterinária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Gustavo da Silva Cavalcante, Fábio Silva de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.