Luxação de patela em coelho (Oryctolagus cuniculus, LINNAEUS, 1758) - Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n39.1252Palavras-chave:
coelho, Oryctolagus cuniculus, luxação de patela, articulaçãoResumo
Um coelho (Oryctolagus cuniculus), macho, de 5 meses de idade, foi atendido com histórico de dificuldade de locomoção e relutância ao andar. Durante exame clínico, pela palpação dos membros pélvicos foram observadas proeminências das trócleas femorais evidentes e patelas posicionadas medialmente às trócleas mediais dos fêmures e que não se reposicionavam por manipulação. Ao realizar exame radiográfico, caracterizou-se luxação bilateral medial de patela. Associando-se o exame clínico ao radiológico, obteve-se como diagnóstico definitivo luxação bilateral medial de patela congênita de grau IV. Apesar do déficit de locomoção do animal, o mesmo alimentava-se normalmente e não apresentava lesões externas nos membros acometidos. Associando-se ao bem-estar animal e a possibilidade de recidiva após procedimento cirúrgico de correção dessa enfermidade, não se adotou tratamento cirúrgico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Guilherme Dias Araujo, Cláudio Yudi Kanayama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.